domingo, 7 de maio de 2017

CRISE NA EDUCAÇÃO DE SANTA RITA,PROFESSORES SEM PAGAMENTOS E ESCOLAS SEM CADEIRAS E SEM PANELAS .


Secretário de Educação, Paulo Marcio



A Cidade de Santa Rita, que fica localizada na região metropolitana da capital São Luís, está vivendo uma situação complicada com relação a Educação no Município. 
O ano letivo que só começou depois do Carnaval, tem tido várias dificuldades para se adequar aos padrões de qualidade básica para o ensino.
Provindas da gestão anterior, a Creche “Tia Banga”, que fora inaugurada em Dezembro de 2016, enfrenta a séria crise de não ter Mobiliários para acomodar as crianças. O prefeito postou esta realidade em sua visita à Creche, veja as imagens:








A situação é tão precária que um pai nos mandou as imagens da calamidade que todos os dias seu Filho enfrenta e o fato de estar saindo continuamente às 9: 30h, isso no período da manhã, prejudicando assim o desenvolvimento, na educação, de todas as crianças.
Vejam a realidade:




Da mesma forma que a “Tia Banga”, a escola E.M Margarida Martins Araújo, conhecida como a escola do Gonçalo, tem sofrido com os mesmos tipos de dificuldades.




 No caso do Gonçalo, as reclamações são por conta de a escola não ter Panelas para preparar as Merendas das crianças e são obrigadas a lanchar suco de pacote (Ki – Suco) com Biscoito ou são obrigadas a sair antes do horário, prejudicando assim o aprendizado e o ensino dos alunos. Outro fato que os pais de alunos relatam é que os professores estão desestimulados a prosseguirem na escola por falta de PAGAMENTO. Segundo informações, tem Professor que não recebe a mais de 2 meses.

Veja este desabafo de uma Mãe de aluno:




Segundo informações, foram repassados ao Município o valor de R$ 11. 166.337,50 até o mês de Abril/2017, referente ao FUNDEB e em comparação ao mesmo período do ano passado é um Crescimento de 8,84% a mais que 2016 que foi arrecadado R$ 10. 179.158,64 e segundo informações os professores não estavam com Salários atrasados.

Na LDB no art.70. no item II, os recursos para Educação"destina-se a aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessário ao ensino."
De acordo com o art.22 da lei 11.494/2007 os profissionais do magistério podem ser remunerados com 60% do FUNDEB.

Se houve esse aumento de 8% de arrecadação do FUNDEB, por que professores estão com salários atrasados, crianças sentando no chão, escolas sem panelas e sem merenda digna?  

SERÁ QUE O SALÁRIO DO SECRETÁRIO ESTÁ ATRASADO? 

PAIS PROCUREM O MINISTÉRIO PÚBLICO, LUTEM PELOS DIREITOS DOS SEUS FILHOS!

Até o momento o Sr. Secretário não nos respondeu, para dar maiores esclarecimentos