quinta-feira, 21 de setembro de 2017

DR HILTON ABANDONA SAÚDE DE SANTA RITA E QUEM SOFRE É A POPULAÇÃO





Santa Rita (MA), entrada de São Luís, entrada para os Lençóis Maranhenses, Capital da Farinha.

Estes tem sido, até então, as maiores referências de nossa cidade, porém em contraste com tudo isso o Descaso com a Saúde do Município tem tirado o brilho de nossa terra.

Em primeiro lugar, o que mostra o total abandono, por parte do poder público, com a Saúde de Santa Rita, é o fato de NÃO TER SECRETÁRIO DE SAÚDE no Município, apesar de oficialmente não termos nenhum secretário, a menos que o prefeito tenha divulgado no DOU. O que temos é um “Tapa buraco”, o Secretário de Meio Ambiente emprestado para a Saúde.

Como podemos conferir na Portaria abaixo:

Site da FAMEM


Outro fato mais desastroso e desumano é a falta de Ambulância. Não é primeira vez que divulgamos que a única Ambulância da cidade está quebrada, mas desta vez pode ter sido crucial para morte ou vida de uma gestante. 

Segundo informações, na noite de segunda, 18/09, uma gestante dá entrada no Hospital Maria Helena Freire, por volta das 22h. Na manhã seguinte entra em trabalho de parto normal onde passa a ter complicações e ainda segundo nos informaram, a paciente teve hemorragia e precisou ser encaminhada com Urgência para a Capital. Até então nada que possa ser fora da rotina de um Hospital, porém o que deixa complicado e, absurdamente, revoltante é o fato da paciente ter sido conduzida em um veículo que Não era a Ambulância e sim em uma Parati que pertence ao Hospital.

Um documento que mostra os problemas mecânicos da Ambulância nos foi enviado, vejam:



Ainda segundo o documento, a 2ª e 4ª Marcha estão com problemas e ao ligar o veículo sai uma fumaça generalizada dentro da cabine e pondo em risco a vida do motorista.

Por estes motivos a paciente não poderia ter sido levada de Ambulância até a Maternidade Marly Sarney, em São Luís, vindo a Falecer.

Também nos foi informado que frequentemente se tem usado a Ambulância de Bacabeira para transportar pacientes até a Capital por conta de defeitos da Ambulância de Santa Rita, fato este já presenciado por minha pessoa. Quando me desloquei até o HMF, vi um paciente ser levado pela Ambulância de Bacabeira sendo que a nossa estava estacionada na Porta. Tem-se as câmeras de segurança para provar.

O “Disk Hospital” é outro serviço que deixa muito a desejar, segundo que trabalha no hospital e quem já ligou é tão complicado marcar uma consulta pelo telefone quanto pessoalmente. A exemplo, uma amiga que ligou as 7:56h, de hoje, pediram para retornar depois das 8:30h, que seria o horário de marcar a consulta. Ao retornar as 8:36h foi informada que Não estavam mais Marcando Consulta. Pergunto eu, a pessoa que atendeu as 7:56h não poderia ter dada esta informação? Não existe um profissional para somente atender e marcar as consultas?

É desumano e imoral o tratamento que Dr. Hilton Gonçalo dá para a nossa Saúde, sendo ele médico. Segundo o próprio Dr. Hilton, o município adquiriu 4(Quatro) veículos para o hospital, com “Recursos Próprios”, este ano. Agora fica a pergunta, se tem dinheiro para comprar avista 4 veículos, por que não adquirir uma SEGUNDA Ambulância?

Um Secretário de Saúde emprestado, transportando pacientes em Parati ou na Ambulância de Bacabeira, falta de um profissional para atender o “Disk Hospital, será que se tratando de Saúde Pública tudo que Dr. Hilton Gonçalo faz é com um “Quebra Galho”?

Segundo a Direção do HMF, a paciente só foi transportada no veículo Parati porque a Ambulância havia acabado de sair com outros pacientes, mas para tirarmos as provas se sim ou se não é só verificar as Câmeras de segurança do Hospital, mas isso não muda o fato de a Ambulância está quebrada.


Lamentações 3. 22-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário